Laboratórios do IAPA
Os laboratórios do IAPA são equipados com instrumentos de análise de última geração, os quais permitem apurações minuciosas e objetivas.
O mix de equipamentos é operado por profissionais qualificados. O check list de avaliações segue as principais normas nacionais e internacionais. Essa harmonia entre suporte ferramental e conhecimento humano possibilitam aos laboratórios do IAPA alta eficiência, culminando em resultados claros e confiáveis. Vale ressaltar que os softwares contribuem com a obtenção de resultados sustentados em análises técnicas, precisas e personalizadas, uma vez que as avaliações levam em conta todos os detalhes das amostras coletadas, assim como, aqueles elencados pela dinâmica do evento em estudo.
Análises Laboratoriais Mecânicas
O diagnóstico de sistemas mecânicos é um dos serviços oferecidos pelo IAPA com o objetivo de identificar e classificar, bem como indicar ao cliente as condições internas dos componentes mecânicos, incluindo veículos, máquinas e equipamentos, preliminarmente, sem a desmontagem do sistema mecânico. A partir da análise de amostras coletadas de fluidos (óleos lubrificantes e hidráulicos) utilizados em um determinado equipamento de produção, transporte ou outros fins, é possível constatar se os componentes internos se encontram em boas condições operacionais ou não.
Os resultados obtidos pelo diagnóstico do IAPA ajudam na identificação de não-conformidades como fragmentos metálicos no fluído e nas condições das propriedades do elemento lubrificante. Essa análise auxilia na identificação de desgastes prematuros ou irregulares, na “prevenção” ou identificação de problemas mecânicos, além de minimizar os gastos com a manutenção ou quebras inoportunas de equipamentos, máquinas ou veículos de transporte. E ainda, identificar as condições internas de um possível bem desconhecido (aquisição de bens com utilização de sistemas mecânicos). Entre as análises realizadas, destacam-se:
Análises de Óleos Diesel e Lubrificante
Presença de Água
Junto com as avaliações dos componentes mecânicos, o IAPA tem um laboratório com equipamentos para analisar a presença (ou não) de água nestes sistemas.
A equipe de profissionais do IAPA utiliza várias técnicas, entre elas, a crepitação (análise qualitativa que identifica a presença de água no lubrificante); a destilação (análise quantitativa por meio da destilação, cujo objetivo é obter a porcentagem de água da amostra) e o método Karl Fisher (usada para a quantificação de água em níveis muito baixos).
TBN - Total Base Number
Outro serviço do IAPA integrante ao mix de laboratórios do IAPA é a análise de TBN (Total Base Number). Trata-se do cálculo do número total de basicidade, a medida de carga de aditivos básicos presentes no óleo lubrificante de motor. Conforme o uso do motor de combustão, a carga básica diminui devido à neutralização provocada pelos ácidos oriundos da queima do combustível ou pela própria oxidação do lubrificante. As análises realizadas pelo IAPA tabulam esses cálculos.
TAN - Total Acid Number
Neste laboratório ocorre a análise do número total de acidez e a medida de carga de aditivos ácidos presentes no óleo lubrificante de equipamentos. Quando óleos hidráulicos, câmbio, diferencial e agregados sofrem influência de alta temperatura ou são forçados, eles tendem a adquirir oxidação, manifestando caráter ácido.
Ponto De Fulgor
O IAPA conta com equipamentos especializados para auxiliar na análise do ponto de fulgor, que é a menor temperatura na qual um derivado de petróleo aquecido desprende vapores a ponto de se inflamar na presença de uma chama. Cada derivado de petróleo possui um ponto de fulgor típico. Pelo ensaio realizado pelo IAPA é possível identificar uma contaminação por combustível.
Viscosidade
Com equipamentos apropriados e profissionais capacitados, o Laboratório de Análise de Viscosidade do IAPA executa testes classificados em duas modalidades: a análise da viscosidade cinemática e a análise da viscosidade dinâmica.
Muito utilizada na análise de lubrificantes, a análise da viscosidade cinemática visa identificar alterações que tornam o líquido mais ou menos viscoso (desde que se conheça anteriormente sua viscosidade cinemática na temperatura de análise). Para a análise da viscosidade dinâmica é utilizado o viscosímetro dinâmico, equipamento que identifica se a característica do fluido está sendo obedecida.
Ferrografia - Leitura Direta D.r
Neste laboratório, o IAPA executa a análise para detectar a severidade do desgaste. É um teste que ajuda a identificar quando um equipamento sofre um aumento significativo de partículas ferrosas.
Espectroscopia - Uv/vis ´fuligem´
Por meio da utilização do espectrômetro, o IAPA analisa a amostra de óleo lubrificante de motor a diesel e identifica a presença (ou não) de fuligem. Isso é possível porque o equipamento mensura os dados por meio da quantidade de fuligem que inibe a passagem de luz.
Espectroscopia No Infravermelho I.r
Esta técnica utilizada pelo IAPA se fundamenta na medida da intensidade de absorção de radiação eletromagnética na região do I.R . Segundo a norma específica, é utilizada para monitoramento da degradação do lubrificante por meio de contaminantes como água, fuligem, etilenoglicol, combustíveis, oxidação, nitração e sulfonação. O espectro é a assinatura da informação bioquímica dos grupos funcionais da amostra de óleo (-CH, -OH , -NH e –SH). O IAPA utiliza-se da aplicação de métodos de calibração multivariada (quimiometria) para obter as determinações quantitativas, prevista pela norma técnica. Com o suporte de softwares especializados, os testes do IAPA são elaborados a partir da construção de curvas de calibração para quantificar TAN, TBN, Água e Fuligem.
Metais
Um dos principais laboratórios do IAPA responde pela análise de metais nas amostras de óleo. A identificação da presença de metais (ou não) possibilita identificar desgaste nos motores e demais sistemas mecânicos. O equipamento do IAPA analisa 19 metais na ordem de PPM (partes por milhão) rapidamente. Entre os elementos metálicos analisados destacam-se Prata, Alumínio, Boro, Bário, Cálcio, Cobre, Cromo, Ferro, Magnésio, Molibdênio, Sódio, Níquel, Fósforo, Chumbo, Silício, Estanho, Titânio, Vanádio e Zinco.
Contagem De Partículas
Em um trabalho bastante minucioso, o Laboratório de Contagem de Partículas do IAPA utiliza-se do Contador Eletrônico e Microscopia Estereoscópica. O contador de partículas eletrônico utiliza o laser para determinar as contaminações e partículas em suspensão no lubrificante. Já o microscópio estereoscópico conta com uma membrana de porosidade pela qual passa o lubrificante analisado. As partículas são analisadas e os resultados são expressos em NAS ISO.
Absorção Atômica
O Laboratório de Absorção Atômica conta com um equipamento com capacidade para quantificar – por meio de técnicas corretas e curvas de calibração – até 67 elementos da tabela periódica na ordem de PPM (partes por milhão).
Boletim Técnico
Após a realização das análises, IAPA emite um Boletim Técnico informando ao cliente o diagnóstico e detalhando a condição do referido sistema mecânico analisado por meio de seu lubrificante, conforme a amostra enviada pelo solicitante.